terça-feira, 20 de julho de 2010

Valorização

Será que valorizamos as coisas e as pessoas diariamente ou esperamos que datas fixas nos lembrem disso? Hoje, por exemplo, é o dia do Amigo, e você, possivelmente tenha recebido alguns torpedos, e-mails, telefonemas ou declarações no MSN do tipo: "Feliz dia do Amigo" ou então: "Obrigada por ser o meu amigo", e por aí vai. Com o corre corre do cotidiano, esquecemos de muitas coisas. E aí temos as datas para nos socorrerem. É dia do amigo, do Meio Ambiente, da Avó, fora as mais comerciais, como Dia das Mães, Pais, Natal e talz. Essas já fazem parte por osmose.

E será que sabemos a importância do tema principal do dia? Sim, do amigo. Bem, eles são "os irmãos que escolhemos". A família que a vida nos apresenta. São peças, perfeitas ou não, que compõem de alguma maneira o quebra cabeça da vida. Muitos entram sem motivo e assim também saem do nosso convivio. Outros crescem conosco e assim seguem por muitos e muitos anos. Existem os amigos de balada, os de infância, adolescência, amigos de trabalho, amigos dos amigos e amigos para confidenciar.

Se você tem pelo menos cinco amigos, sinta-se uma pessoa de sorte. Amigo é algo raro de se achar. É aquele que não some quando começa a namorar e que te faz de vela em um jantar. Te empresta grana, carro, sapato ou o que você precisar. Para um amigo não existe limite. Existe palpite, pitaco, sugestão, elogio e, claro, carão. Muitos!! Amigo é aquele que te enxerga na confusão e não se limita ao esticar as mãos. Amigo sabe dizer não. Sabe te olhar com razão, quando você está afundado na emoção. Amigo a gente deixa livre, não prende. Se não ele foge.

Ser amigo não é para todos. Amigo não pode ser egoísta, chantagista ou vigarista. Tem que saber a hora de ceder, sem retroceder. Tem que ser o advogado do diabo, quando este veste Prada. Amigo que é amigo, sabe quando é amigo. Não diz: "eu te amo" da boca pra fora. Não espera nada em troca, por mais que isso faça parte do ser humano.

Viu que não é fácil ser amigo? Não lembre dele apenas uma vez por ano. Tenho certeza de que você precisa dele pelo menos uma vez ao dia. Ah, e não esqueça de agradecer a você, sim, você. Além do mais, o seu melhor amigo, é você mesmo.

3 comentários:

  1. adorei o texto!!!
    o dia eh nosso todos os dias!!!
    ;)
    um xero!!!

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo, amiga!
    E a foto também.. capão :)
    um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a foto. Sou apaixonado por cachorros e você soube colocá-lo de um modo quase poético-reflexivo na imagem...rsrsrs...mandou bem !

    ResponderExcluir